Se você chegou até aqui, certamente já está pesquisando sobre como o inbound marketing pode funcionar no varejo b2b e se realmente vale investir nessa estratégia. Eu poderia dizer de cara que SIM, vale a pena fazer esse investimento, mas preferi levantar alguns pontos e motivos que se encaixam dentro da realidade que grande parte das empresas do varejo B2B enfrentam hoje e como o inbound marketing pode ajudar a minimizar alguns problemas e principalmente aumentar os seus resultados. Confira!
Dados que comprovam a efetividade da era online
Uma empresa internacional que avalia o comportamento do consumidor mostrou alguns dados que comprovam a efetividade do mundo online e como ele impacta na tomada de decisão dos consumidores. Dá só uma olhada:
- Em média o brasileiro passa 9 horas diárias conectado na internet.
- 04 das 09 horas são nos smartphones.
- E em 2016 o crescimento desses dados foram 3x mais que 2012. Isso que ainda não publicaram os dados de 2017.
- 4 a cada 10 pessoas já realizaram compras online usando seus celulares.
- Com o Inbound Marketing o custo de aquisição de cliente é 60% mais barato do que com o marketing tradicional.
Diante desses dados, eu te deixo uma pergunta: Sua empresa está preparada para atender as exigências de seus clientes ou educá-los para essa mudança?
Se o seu objetivo é aumentar a aquisição de clientes, ganhar autoridade em sua área de atuação, atender suas necessidades e garantir a satisfação para recompras, então certamente você precisa começar a investir em Inbound Marketing.
Mas não é só isso, neste post vamos te apresentar mais alguns motivos para sua empresa começar a investir em Inbound Marketing. Confira!
Motivos para sua empresa de varejo B2B investir em Inbound Marketing
1 – Seu cliente pode realizar pedidos sozinho, sem a necessidade de representantes.
Sabemos que algumas situações persistem em quase todas as empresas de varejo B2B, são elas:
- Nem sempre tem representantes suficientes para atender todas as regiões do Brasil.
- O cliente não sabe fazer compras online.
- O representante não consegue visitar a carteira de clientes dele completa durante o mês.
- O representante não trabalha só com a sua empresa, e consequentemente não consegue dar a devida atenção aos seus clientes.
- Se a meta da região foi batida, as visitas e vendas são praticamente pausadas até o início do próximo mês.
- A empresa depende das vendas do representante, pois não tem outro meio para fazer isso.
Essas são apenas algumas das realidades encontradas no varejo b2b, não é mesmo? Se identificou com alguma delas? Caso a sua resposta seja sim, certamente investir em uma estratégia de inbound marketing para sua empresa já ajudaria a mudar bem esse cenário.
As resoluções desses problemas acontecem em diversos passos, com o apoio de automações, conteúdos, jornada de compra, acompanhamento de posicionamento de buscadores, processo de educação, segmentações, anúncios, entre outros.
Mas temos que deixar claro, que isso não acontece do dia para a noite! É super importante ter isso em mente antes de contratar qualquer agência de inbound marketing, e se te oferecerem esse milagre, DESCONFIE! O projeto de inbound possui um planejamento com todos os passos que irão ocorrer dentro do período de 12 meses ou mais e quais serão as ferramentas e investimentos necessários para isso. Essa informação normalmente sua empresa já recebe junto com a apresentação da proposta após a coleta do briefing.
2 – O representante não precisa prospectar, apenas vender
Sua empresa trabalha com representante? Se sim, vamos ser sinceros, esse negócio de representantes gastarem tempo, gasolina e dinheiro para irem à prospecção ativa já está mais que obsoleto. Se pararmos para mensurar o custo de aquisição por clientes feito dessa forma, certamente o investimento em inbound marketing não será nada.
Mas como assim? Simples, um dos principais objetivos do inbound marketing é fazer com que o cliente venha até a empresa e não a empresa até ele. Através da criação da persona, conseguimos estruturar uma jornada de conteúdos estratégicos que farão parte dessa atração de leads, oportunidades e por fim, clientes! Com isso, seus representantes ficam focados apenas em conversão e não em prospecção.
E vamos ser francos, é muito mais fácil vender para um lead que veio até a sua empresa por livre e espontânea vontade, do que bater na porta de uma loja que mal sabe o nome da sua empresa e tentar vender direto, não é mesmo?
Aproveite para ler: A mudança no papel do Representante Comercial
3 – É mensurável
O Marketing Digital é a junção de estratégias que tem como objetivo promover sua marca na internet, ampliar e disseminar o alcance do público da sua empresa através de canais online. E com as estratégias aplicadas em um projeto de inbound marketing, é possível mensurá-las a todo momento, e se necessário aplicar mudanças de imediato para aumentar e otimizar os resultados.
“Mas meu público não está na internet”, SIM, ele está e é possível encontrá-lo com o Inbound Marketing!”
Quem no mundo de hoje não está na internet? Até mesmo aquele que possui um perfil no facebook que nunca publica nada, certamente ele sempre está ali dando uma “olhadinha” nas publicações dos seus amigos. Ou então, quem busca uma informação hoje, que não passa pelo Google? Talvez o segredo para encontrar o seu público, é só saber onde ele está e quais são os meios mais acessados por ele. E mais uma vez aqui vou citar a persona, quando temos ela bem definida e estruturada desde o início do projeto de inbound marketing, fica muito mais fácil identificar onde seu público está, para que assim as estratégias de conteúdo e atração de leads sejam realizados nos canais corretos.
4 – Com o inbound marketing o seu cliente procura você e não você que vai atrás dele
Apenas 3% dos visitantes do seu site estão prontos para comprar, e os outros 97%? Com uma estratégia de atração e conversão de leads com materiais ricos, call to actions estratégicos e uma boa estratégia de inbound para captar as informações de parte desses visitantes, certamente esse número seria reduzido. Já que com as estratégias mencionadas teríamos a oportunidade de nutrir esses leads até o seu momento de compra. Seguindo assim, os passos do funil de venda:
- Visitantes
- Leads (contato frio que ainda não está no momento de compra)
- Leads qualificados (Já consumiram diversos materiais e estão prontos para uma abordagem de venda)
- Oportunidades (Contatos que já despertaram o interesse em comprar da sua empresa)
- Cliente (Já efetuou seu primeiro pedido)
5 – Tenha total controle da jornada do seu cliente
Com o inbound marketing é possível saber todos os passos que seu cliente deu em seu site e blog, se ele realizou pedidos ou não, se abriu e-mails, converteu em materiais ricos, se ele é engajado ou não, qual foi a última vez que ele visitou seu site e quais foram as páginas. Em um único sistema é possível ter informações importantes que vão ajudar o seu comercial em uma abordagem e até na criação de novas estratégias para tomada de decisão.
6 – Ganho de autoridade na área de atuação
Já falamos sobre o ganho de autoridade aqui, quando falamos sobre os motivos para sua empresa ter um blog corporativo. Um blog, com conteúdos de qualidade e uma boa estratégia de inbound marketing, o resultado só pode ser o ganho de autoridade e aumento na aquisição de clientes. O porquê disso é simples, os clientes estão saturados de propagandas ativas, então quem dedica seu tempo para colocar informações relevantes que não sejam só querendo vender, certamente essa será a escolha de compra do cliente.
Quando você sabe e tem segurança daquilo que está falando, escrevendo e publicando aos seus leitores, você acaba se expondo e colocando seu conhecimento a prova diariamente. O resultado disso será a atração de potenciais clientes visitando seu blog e dando cada vez mais credibilidade aos seus posts e principalmente à sua empresa.
E então, percebeu que os motivos e as vantagens de investir em um projeto de inbound marketing no varejo b2b realmente são muitos? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!