Criar um blog até pode ser rápido e simples. Mas, criar um blog que te traga resultados, relevância para a sua marca e ainda que esteja dentro dos principais requisitos para que ele possa ter um bom desempenho, isso dá um pouco mais de trabalho. E, é ai onde acontecem os erros mais comuns ao criar um Blog Corporativo.
Por esse motivo, que a gente decidiu então reunir aqui alguns dos erros comuns ao criar um Blog Corporativo. confira!
Os erros mais comuns ao criar um Blog Corporativo
1. Hospedagem e Domínio Gratuito
Se você acha que economizar menos de R$ 25 por mês é tirar vantagem com uma hospedagem gratuita, você está muito enganado! Ao invés de economizar, sua empresa está perdendo dinheiro, tempo e principalmente NOVOS CLIENTES que deixam de encontrar o seu site/blog por falta de relevância e profissionalismo.
Aspecto profissional: Não passa credibilidade
Quando você entrar em um site onde a URL é suaempresa.blogger.com.br não passa profissionalismo algum ao seu potencial cliente. Certamente ele vai sair rapidamente do seu site e procurar o concorrente. Além disso, as possibilidades de otimização para deixar seu blog atraente, são poucas e limitadas.
O valor anual de uma hospedagem + domínio próprio da sua empresa custa em média R$ 250,00/ano (A exemplo de plano da Hostgator), um valor baixo e que se bem trabalhado, te trará retorno e mostrará que sua empresa tem profissionalismo.
Aspecto técnico: SEO vai para a hospedagem
Por mais que seu conteúdo esteja otimizado, estruturado e tenha qualidade, toda vez que você publicá-lo, toda a relevância dele vai para o domínio da sua hospedagem gratuita.
Aspecto técnico: Site mais lento
O seu blog estará compartilhando o mesmo espaço junto com milhares de outros, isso também vai impactar diretamente na experiência do usuário e na relevância dele para o Google.
Dica de Hospedagem gratuitas para Evitar usar:
- Blogger
- Medium
- Wix
- WordPress.com (USE O WordPress.org)
- E todas as outras plataformas que seu domínio será mostrado dessa forma: nomedasuaempresa.nomedahospedagem.com.br
2. Não enviar o Sitemap.xml para o Google
No quesito de experiência do usuário, esse erro ao começar um blog corporativo não interfere em nada, mas no aspecto técnico, sim. Enviar o seu sitemap para o google quando o seu blog já estiver pronto, vai ajudar a colocar todas as suas páginas e conteúdos já publicados dentro do buscador. O Sitemap, conhecido também como Mapa do site, tem como principal objetivo ajudar os robôs do google a lerem e entenderem a estrutura do seu blog, para que possam liberar em seu site (GOOGLE) os links dos seus posts para serem encontrados pelos usuários.
Se você já tem um blog pronto, mas ainda não enviou o seu sitemap para o Google, é só clicar aqui e já matar essa tarefa.
3. Não ter opção de busca por conteúdos
O campo de busca é fundamental para qualquer blog, ela melhora a experiência do usuário e diminui a taxa de rejeição e aumenta o tempo de permanência em seu site. Esse campo ajuda o usuário a procurar e encontrar um tema específico, sem precisar perder tempo passando página por página até encontrar o que deseja. Com essa funcionalidade ele irá direto no campo de busca digitar pelo tema desejado.
4. Não ter categorias estruturadas
Mais uma vez, falando sobre a importância da experiência do usuário em seu blog. As categorias facilitam a interação do usuário e diminui a taxa de rejeição do seu site, além de levar o leitor de uma forma mais rápida ao seu tema de interesse.
5. Compartilhamento em redes sociais
Não ter a opção de compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais é um grande erro ao criar um Blog Corporativo.
Se o seu conteúdo for relevante e de qualidade, certamente os usuários vão querer compartilhar e disseminar seu conteúdo pelas redes. Mas se o seu blog não tiver a opção de compartilhamento em redes sociais, você vai estar perdendo a oportunidade de disseminar o seu conteúdo e atrair novos leitores ao seu blog de forma orgânica e gratuita.
Se o seu blog está em WordPress, você pode instalar o plugin Cresta Social Share Counter que irá te ajudar a não cometer mais esse erro em seu Blog Corporativo. Ele após ativo e configurado, já irá colocar automaticamente os ícones de compartilhamento em redes sociais em todos os seus posts.
6. Não ter uma estratégia de conteúdo definida e planejada
Criar um blog e sair publicando conteúdo sem estratégia alguma pode até trazer algum resultado, mas pequeno e de longo, bem longo prazo. Mas estruturar uma estratégia pensada de acordo com as dores da sua persona, certamente serão muito mais assertivas e trarão muito mais resultados para sua empresa.
Então, antes de começar a publicar os seus primeiros conteúdos, pare e crie uma estratégia, análise o seu público alvo e persona, identifique quais conteúdos seriam relevantes para eles, documente e planeje tudo isso.
E se você quer aumentar ainda mais os resultados da sua empresa através de estratégias de conteúdo, aproveite para baixar nosso eBook com uma introdução completa ao Inbound Marketing.
7. Não otimizar os conteúdos para SEO
Otimizar o seu site para SEO é fundamental para que seu Blog ganhe relevância nos buscadores como o Google e comece a aparecer nas primeiras páginas dos resultados orgânico (gratuito). Claro que isso não acontece do dia para a noite, é preciso muito trabalho e dedicação aos conteúdos.
Mas se você ainda é iniciante neste universo de blogs, você pode usar o plugin YOAST disponível para quem tem blog na plataforma do WordPress.org. Ele te ajuda a deixar um conteúdo estruturado e otimizado, através de sinalizações do que está faltando para deixar o seu conteúdo relevante.
8 – Não ter um plugin / funcionalidade de segurar o Cache
Muitos ao criar um site/blog, principalmente em wordpress não tem conhecimento ou até esquecem de instalar um plugin para segurar o cache. Esse erro impacta diretamente em dois pontos: SEO e experiência do usuário. O plugin tem como funcionalidade melhorar o SEO, o desempenho e a velocidade do carregamento de todas as mídias, funcionalidades e conteúdos do seu site.
Benefícios de instalar um plugin de cache:
- Reduz o tempo de carregamento das páginas;
- Melhora o posicionamento de SEO;
- Melhora a experiência do usuário, fazendo com que ele permaneça mais tempo em seu site;
- É indicado pelo Google em analises realizadas no PageSpeed Insights.
Plugins indicados para quem tem site/blog em wordpress: W3 Total Cache ou WP Super Cache
9 – Não integrar com o Google Analytics
Criar diversos conteúdos e não saber quais estão sendo mais acessados e que estão trazendo mais leads para o seu negócio é um erro fatal ao criar um blog corporativo. E por mais óbvio que esse ponto seja para algumas pessoas, ainda é muito comum encontrar empresas que não tem o analytics integrado nem mesmo em seu site principal.
O Google Analytics é uma ferramenta fundamental para a criação de qualquer estratégia de Marketing Digital, é com a ajuda dele que você vai conseguir mensurar os resultados das suas ações.
Concluindo
Esse post tem como objetivo ajudar quem já tem um blog e até aqueles que estão planejando ter um. Tenho certeza que com todas essas dicas quando colocadas em prática, vão ajudar você a ter os melhores resultados e mensuráveis!
E se você tem mais alguma dúvida ou dica para acrescentar neste post, deixe nos comentários.