Você já se perguntou qual a importância da sua empresa ter um site? Se você ainda tem essa dúvida na cabeça ou acredita que o investimento não vale a pena, eu te deixo três perguntas:
- Você conhece algum negócio de sucesso que não tenha site?
- Quando precisa de algum produto ou serviço, você sai na rua a procura ou vai direto no google para facilitar sua pesquisa?
- Se você não sabe o endereço ou telefone de algum estabelecimento onde você procura?
Provavelmente após responder essas simples perguntas, você já vai começar a identificar a real importância da sua empresa ter um site, mas essas só são alguns exemplos da usabilidade que seu site vai ter para o seu cliente.
Em meio a transformação digital, acredite, o site é só o primeiro passo para sua empresa começar a se inserir no mundo online. Mas, mesmo sendo o primeiro, ele é um dos mais importantes e pode ser responsável pela sobrevivência da sua empresa. E é por isso que neste post vamos te mostrar a importância da sua empresa ter um site.
Objeções comuns que impedem sua empresa de crescer e criar um site
“Já tenho uma página no facebook e no linkedin” Diz Fulano
Ótimo, se você já está conectado a essas redes e usando ela para se relacionar com os seus clientes, já é um passo a mais que sua empresa começou a dar. Porém, estar presente nas redes sociais não supre a criação de um site. Apesar disso, os dois quando trabalhados juntos, podem aumentar ainda mais os resultados da sua empresa.
As redes sociais são ótimas para disseminar informações, conteúdos e se relacionar com os seus clientes, mas vamos deixar uma coisa clara: Esse público não é seu, e sim da própria e na grande maioria das vezes se você não criar anúncios, o seu conteúdo não aparecerá para os seus seguidores, mesmo que eles tenham curtido sua página. Outro ponto que vale ressaltar também, é com as redes sociais sem o apoio de um site, você não consegue gerar leads para trabalhar com disparos de e-mails e criar automações que são uma das formas mais eficientes para conquistar e converter clientes.
E é por isso que as redes sociais não substituem a criação de um site, mas juntas e quando trabalhadas de forma correta, elas podem aumentar muito mais os seus resultados.
“Minha empresa é local, meus clientes só são do bairro, por isso eu não tenho um site” Ressalta Beltrano
Independente se o seu negócio for um escritório de arquitetura, uma rede de academias, um escritório de advocacia ou uma contabilidade, o seu site será fundamental para a atração e aquisição de novos clientes. Por mais local que seu negócio seja, muitas pessoas que podem ser seu potencial cliente, ainda não sabem da sua existência.
E como já falamos no início deste post, sempre que uma pessoa precisa de algum produto ou serviço, sua primeira opção é ir no google e pesquisar, e isso acontece até mesmo para buscas locais como: Academia em Pinheiros ou Arquiteto em Florianópolis. E são a partir dessas ações que o site do seu negócio precisa aparecer como opção para o seu cliente. E sem contar que o site será a primeira impressão que ele terá do seu negócio, por isso precisa ser profissional e com as informações necessárias que o potencial cliente está à procura.
“Ainda não é o momento, vou fazer mais pra frente” Retruca Ciclano
E qual é o momento certo? O momento certo e ideal seria começar junto com o seu negócio, mas na maioria das vezes isso não acontece. Muitos preferem apostar primeiro em entregas de folhetos, anúncios, ligações, carros de som e outras ações que nem sempre chegam ao seu público alvo. E com isso, muito dinheiro se perde para o pouco retorno que se tem.
“Minha empresa é pequena” Insiste Fulano
Sempre digo aos meus clientes, que na internet empresa não tem tamanho quando o trabalho é bem feito. Independente se um advogado tem 20 ou 2 anos de mercado, ele só vai aparecer nos principais buscadores como o Google se estiver dentro das regras básicas e necessárias para aparecer nas buscas. Outro ponto, se sua empresa for nova e pequena, mas com um site responsivo, com um design moderno, com as especificações dos seus serviços e contatos, comparando a um concorrente que não tem nem metade disso, certamente a escolha de quem procura pelo seu serviço, será pela sua empresa. Com isso, a probabilidade da sua empresa crescer e se tornar referência no seu segmento de atuação será muito maior.
Agora que você já conferiu algumas das objeções mais comuns de empresas que ainda insistem em deixar sua presença no digital de lado, vamos aos motivos para sua empresa criar um site o quanto antes.
A importância da sua empresa ter um site para se manter no mercado
Ser encontrada em buscadores como o Google
O que te diferencia dos seus concorrentes? Qualidade, atendimento, preço, experiência profissional, conhecimento de mercado? Mas, do que tudo isso adianta se as pessoas não conseguem te encontrar?
“Ah… Mas o famoso boca a boca funciona muito bem por aqui!”
Sem dúvidas o marketing do boca a boca é um dos melhores e mais verdadeiros, porém limitado e só depender deles para continuar no mercado também não é a escolha mais ideal. E é por isso que o site é uma das maneiras mais eficaz de ser encontrado por seus potenciais clientes através dos buscadores, como o Google.
Dica Importante
Quando seus clientes procurarem pelo nome da sua empresa ou serviço local é importante que seu site esteja bem otimizado para que ele apareça como opção na busca do seu cliente. Agora se seu cliente busca pelos serviços ou produtos que sua empresa oferece mesmo que seja a nível local ou Brasil, o ideal é que sua empresa tenha atrelado ao site um blog com conteúdos de qualidade, para que assim você possa se relacionar com seus leitores e também se destacar da concorrência.
Ganho de autoridade na área de atuação
Se você precisa contratar um consultor de negócios e tem que escolher entre duas opções: um tem presença nas redes sociais e um site com cases de sucesso, perfil profissional, especialidades e contato, enquanto a segunda opção só tem um perfil no facebook e linkedin. Qual consultor você confiaria mais em contratar?
Ao criar um site profissional, colocar conteúdos que sejam relevantes, você consegue mostrar para o seu público que sua empresa realmente tem conhecimento e expertise no que faz. E certamente essas ações vão ajudar sua empresa a se destacar no mercado e tornar autoridade no assunto.
Aumento de clientes
Toda ação tem uma reação, seja ela positiva ou negativa, e no caso de criar um site para sua empresa certamente será mais do que positiva. O porque disso é simples, você está oferecendo mais meios de contato aos seus potenciais clientes. E outra grande vantagem é que seu site é a versão do seu negócio online, e ele não sai do ar em feriados ou tira férias. Então mesmo que seja final de semana, um visitante pode entrar em contato pelo formulário ou e-mail disponível em seu site. Isso fará com que você não perca nenhuma oportunidade de fechar novos negócios.
Pode ter um blog para se relacionar e atrair mais clientes
Já falei aqui no site sobre os motivos para sua empresa ter um Blog Corporativo, ele é uma funcionalidade que já vem com alguns modelos de sites, e é uma ferramenta fundamental para atração e aquisição de novos clientes. Através dos conteúdos publicados e com uma boa estratégia de Inbound Marketing, você também pode se relacionar com os seus leads (contatos).
Aproveite para ler: 6 Motivos para Criar um Blog Corporativo o quanto antes!
Expansão de negócios com a criação do site
Você deseja expandir sua marca? Ou você já está presente em diversos locais que muitos clientes ainda não sabem?
Existem duas situações de expansão que um site pode te ajudar, e são elas:
Com franquias e filiais
Por mais que sua empresa se esforce para conquistar o mercado, criar filiais ou franquias em diversos locais, sem um site fica difícil de seus clientes saber, conferir os endereços e horários de funcionamento. E é por isso que o site pode ser uma ferramenta fundamental se sua empresa deseja expandir os negócios.
Expandir os negócios, conquistando muito mais clientes
Qual é o real objetivo da sua empresa? Normalmente a resposta é sempre: Vender mais! E sim, isso é um objetivo e ele é possível. Um dos principais objetivos aqui na Digital Bird é ajudar os nossos clientes a Vender Mais, e conseguimos isso através da criação de uma estratégia de inbound marketing.
Com um site responsivo, moderno, com blog ativo e conteúdos de qualidade é possível criar estratégias de Inbound Marketing, onde com ela atraímos potenciais clientes para a sua empresa, sem que a sua equipe comercial precise prospectar. Tudo isso é feito por meio de uma estratégia eficiente de gestão de conteúdo, onde através de funis de vendas nutrimos e educamos o lead até seu momento de compra. Para resumir, com o Inbound Marketing, nós criamos uma máquina de aquisição de clientes para sua empresa.
Esperamos que este post tenha sanado suas dúvidas sobre a importância de ter um site para sua empresa. Se caso ficou alguma dúvida, nos mande pelos comentários.