Já ouviu falar sobre o sistema de força de vendas junto com um e-commerce para empresas do varejo B2B? Essa é sem dúvidas uma solução que tem revolucionado cada vez mais este mercado!
Para as empresas do varejo B2B que desejam criar um novo canal de vendas para os lojistas e também oferecer uma solução eficaz para os seus representantes serem mais produtivos, a solução de força de vendas junto com um e-commerce pode te ajudar nesta estratégia. E é sobre isso que vamos falar neste post.
O que você vai encontrar neste conteúdo:
- O que é a solução força de vendas?
- Os principais benefícios que o força de vendas oferece para sua empresa
- O e-commerce B2B – Seu novo canal de vendas
- Porque ter o força de vendas e o e-commerce B2B integrados
- As vantagens de ter um e-commerce B2B
- Dicas importantes antes de contratar um sistema de força de vendas e e-commerce B2B
O que é Força de Vendas?
Força de vendas é o nome que foi dado para automação de pedidos e vendas, um sistema que oferece recursos para aumentar as vendas e a produtividade dos seus representantes e equipe interna. Com ele seus representantes não precisam mais tirar pedidos no papel, ou ficha em excel, eles realizam diretamente pelo sistema, tendo assim acesso ao estoque, promoções e políticas comerciais em tempo real, minimizando assim, as probabilidades de erros com os pedidos de clientes.
Além disso, com um sistema de força de vendas completo, o representante pode planejar suas visitas, controlar suas comissões e ainda realizar pedidos mesmo em regiões onde a internet não funciona.
Os benefícios de um sistema de força de vendas
- Seu representante consegue tirar pedido online e offline
- Acesso ao seu estoque, minimizando erros com pedidos
- Seu representante tem acesso a políticas comerciais, ações e promoções em tempo real
- É possível integrá-lo com o seu ERP
- Traz mais profissionalismo para sua empresa
- Controle de vendas e comissões
- Seu representante pode montar a agenda e rota da semana dentro do sistema
O e-commerce B2B – Seu novo canal de vendas
Sabe aquela frase que mais ouvimos no varejo B2B “Se não visitar, não vende”? Ela é real, ainda mais quando sua empresa não tem outro canal de venda. E é por isso que o e-commerce B2B pode ser uma das soluções para sua empresa não ficar dependente apenas das vendas realizadas por representantes, e que na maioria das vezes, é responsável pelo seu faturamento.
O e-commerce B2B nada mais é do que uma loja virtual com acesso restrito apenas para clientes, onde eles podem realizar pedidos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com o e-commerce B2B seus clientes podem realizar pedidos sozinhos, consultar os produtos disponíveis em estoque, preços e ações promocionais realizadas por sua empresa. Tornando assim, mais um canal de vendas oficial da sua empresa.
As vantagens de ter um e-commerce B2B
- Mais um canal de vendas
- Seus clientes podem fazer orçamentos e fechar pedido a qualquer momento
- Seu e-commerce funciona 24h por dia e 7 dias por semana
- O acesso aos seus preços e produtos é restrito apenas para quem já é cliente
- Seus clientes possuem acesso exclusivo para explorar produtos e fazer pedidos quando quiserem
- Os pedidos são direcionados para o vendedor ou representante que atende o cliente, evitando assim qualquer tipo de conflito
- Suas ações de marketing ficam mais efetivas e fáceis de analisar, já que o cliente pode comprar assim que receber um e-mail promocional por exemplo
- Aumenta as taxas de conversão de leads para clientes (para quem tem projetos de inbound marketing)
Aproveite para ler: Porque investir em Inbound Marketing no Varejo B2B
Porque ter o força de vendas e o e-commerce B2B integrados
Acredito que este é um ponto essencial para o sucesso do seu novo canal de vendas. Com a integração ou solução unificada, tantos os seus representantes como equipe interna, conseguem acompanhar os pedidos realizados diretamente pelos clientes. Com esse controle o representante tem conhecimento das compras de seus clientes, podendo acompanhá-las mais de perto, oferecendo um apoio caso necessário. E para aqueles clientes que preferem realizar seus pedidos através de uma visita do representante, será possível identificá-la através do painel do força de vendas.
Dicas importantes antes de contratar um Sistema de Força de Vendas e E-commerce B2B
- Procure por uma solução que já tenha os dois juntos, a força de vendas e e-commerce B2B
- Se informe se existe a possibilidade de integração da solução com o seu ERP
- Pergunte se a solução de força de vendas oferece treinamento para os representantes e colaboradores
- Analise quais são as opções de otimização de layout e design para que mantenha sua identidade visual
- Oferecer uma boa solução de força de vendas online e offline – Fique atento
- Vendas separadas por representantes
- Representantes podem tirar pedidos diretamente pelo celular, online ou offline
- Carteira completa de clientes separadas por status
- Representante tem acesso aos produtos, estoque, promoções e políticas comerciais vigentes direto pelo aplicativo
- Controle de comissões
- Agenda de visitas programadas
- Relatório de pedidos
- Gerentes e coordenadores comerciais terão uma visão clara e em tempo real de tudo que acontece com seus clientes e sua equipe de vendas
- Busque referências sobre a empresa e cases reais de clientes
Qual solução de força de vendas e e-commerce B2B contratar?
Hoje no mercado existem diversas soluções, duas que tem se destacado bastante, uma delas é a Mercos (antiga meus pedidos) e a R-Connect. Mas a dica é você fazer uma boa pesquisa no google e analisar qual a melhor solução para você. Antes de contratar qualquer solução, peça uma demonstração e se possível um acesso de teste para você poder analisar as opções disponíveis com mais assertividade.
[CHECKLIST] Completo para contratar corretamente um Sistema de Força de Vendas e E-commerce B2B