Sua empresa quer criar uma presença digital efetiva, atrair e se relacionar com seus potenciais clientes? Criar um Blog Corporativo será fundamental para que isso aconteça. Em uma era onde o consumo e busca por conteúdos de qualidades estão cada vez mais em alta, as empresas que já acompanham essa realidade têm ganhado cada vez mais espaço em seu ramo de atuação.
E para te mostrar o poder da influência que ter um Blog Corporativo pode impactar no crescimento da sua empresa, nós separamos aqui 6 motivos para sua empresa Criar um Blog Corporativo o quanto antes!
6 motivos para Criar um Blog Corporativo o quanto antes
1. Torne-se autoridade no segmento da sua empresa
Você sabe falar com segurança sobre o segmento de atuação da sua empresa, como anda o mercado e quais foram os passos percorridos para o seu sucesso? Se a resposta for positiva, o blog pode te ajudar a se tornar autoridade nesses assuntos.
Quando você sabe e tem segurança daquilo que está falando, você acaba se expondo e colocando seu conhecimento a prova diariamente. Só que se a situação for contrária, as possibilidades de você e sua empresa serem criticados no blog e em redes sociais se torna grande.
Mas se o seu blog tiver qualidade, conteúdos relevantes e com uma boa interação para o usuário, você se torna uma autoridade no assunto. E o resultado disso é a atração de potenciais clientes visitando seu blog e dando cada vez mais credibilidade aos seus posts.
2. Ajuda na aquisição de novos clientes
Já pegando a sequência do tópico acima, quando atrelado a uma boa estratégia de Inbound Marketing, o blog é uma peça fundamental para a aquisição de novos clientes, expansão da sua marca e principalmente para sua empresa se tornar autoridade no segmento de atuação.
Hoje mais de 90% da população possui acesso à internet, e todas as dúvidas diárias ou produtos/serviços que queiram comprar, elas vão diretamente em buscadores como o Google. Isso mostra que a probabilidade do seu potencial cliente também ter esse hábito é de quase 100%, então, se a sua empresa não estiver lá para ele clicar, provavelmente ele irá para a concorrência.
Com o Blog corporativo, sua empresa cria possibilidades de receber esses potenciais clientes que buscam por informações da sua área de atuação diretamente em seu site. Mas lembre-se que para o seu blog gerar visitas e resultados, é preciso ter uma estratégia de Inbound Marketing estruturada, além de conteúdos de qualidade e otimizados para SEO.
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3. Aumenta a retenção e evita a perda de clientes (Churn rate)
Os conteúdos que são publicados em seu blog corporativo podem ser usados estrategicamente para manter um relacionamento ativo com os seus clientes e evitar a perda deles. Mesmo que o seu produto/serviço não seja de compras com recorrências frequentes, os conteúdos do blog vão fazer com que os seus clientes tenham sua empresa como referência no segmento, além de mantê-los ativamente visitando seu site e conhecendo cada vez mais sobre sua expertise e novidades que futuramente podem ser lançadas.
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4. Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google (Busca Orgânica)
Antes de começarmos a falar deste tópico que considero o mais importante, quero deixar claro que aparecer na busca orgânica de buscadores como o Google, não acontece do dia para a noite. Uma das grandes conquistas de quem decide criar um blog corporativo é aparecer na busca orgânica do Google com palavras-chaves relacionadas aos seus produtos e serviços, mas nem tudo é tão simples como parece.
Para aparecer nos resultados do google é preciso bastante dedicação, e criar um blog corporativo é o primeiro passo para isso, ele vai ter ajudar e MUITO nesta missão! Claro, ele precisa ser interativo, relevante e principalmente ter conteúdos de qualidade e otimizados.
5. Resultados permanentes
Uma das grandes vantagens de se criar um blog corporativo é ter resultados permanente, ele sempre ficará ativo. Diferente dos comerciais de TV, flyers e anúncios em revistas que duram só enquanto você estiver pagando o anúncio ou realizando distribuições ativas, com o blog sua empresa acaba criando um acervo de conteúdos de qualidade que sempre vão gerar resultados. E mesmo que você não consiga manter a frequência ideal de publicações de novos conteúdos, os antigos estarão sempre lá disponíveis para os usuários que buscam por informações.
6. O Blog Corporativo ajuda no processo de vendas e tira dúvidas de clientes
O Blog Corporativo é um ótimo canal para facilitar o processo de vendas da sua empresa bem como ser uma ferramenta fundamental para tirar as dúvidas de seus clientes. Ambas as vantagens estão ligadas uma a outra, pois quando você consegue sanar as dúvidas de seus produtos/serviços diretamente pelo blog, quando seu cliente optar por entrar em contato com a empresa, o processo de vendas será muito mais ágil, afinal sua equipe não perderá tanto tempo tirando dúvidas e partirá diretamente para a conversão da venda.
Outra vantagem que o blog corporativo trás para facilitar o processo de vendas, é quando sua equipe trabalha com prospecções e muitos dos contatos ainda não estão em seu momento ideal de compra. Neste caso, sua equipe pode usar o blog e seus conteúdos publicados para ir “esquentando o lead” e fazer com que ele conheça mais sobre sua empresa e crie uma confiança para fechar uma venda. Esses conteúdos não precisam ser relacionados somente a vendas, pode ser também conteúdos mais topo de funil e meio de funil, tudo vai depender do estágio de compra que o seu contato está.
Concluindo
Esse post tem o objetivo de mostrar para as empresas que ainda tem dúvidas sobre os benefícios que um blog corporativo pode trazer. Mas se você ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência já com blog, conte para a gente nos comentários!
E se você quer ampliar suas estratégias com o blog corporativo, aproveite para baixar gratuitamente o nosso eBook – Uma introdução completa sobre Inbound Marketing e Como começar!